FACULDADE ANHANGUERA – TABOÃO DA SERRA
CURSO DE PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE
PROFESSORA : GENECI
- Edijane Anhaia Martins
- Elisabete de Jesus
- Fabiana Macedo
- Maria de Lourdes de Medeiros Neta
- Soraia Pereira MachadoMULTIPLICAÇÃO
- Multiplicar é o mesmo que somar, na verdade é um "atalho" para as contas de adição.
- Exemplo:
- 4 vezes o 5 = 5 + 5 + 5 +5 = 20
- 2 vezes 5.4345= 5.4345+ 5.4345 =10.8690A IMPORTÂNCIA DA MULTIPLICAÇÃO
- “Diversos pais e educadores ao longo do país se empenham em fazer com que seus filhos e educandos, memorizarem as tabuadas - uma por uma decorando. Repita. Repita.
- Mas, está técnica nem sempre é apropriada para o ensino da multiplicação, pois a criança precisa aprender a exercitar o cérebro, não apenas decorar.
- É importante para cada criança aprender a tabuada de multiplicação para que estejam preparadas para o aprendizado da divisão - onde a multiplicação é usada para explicar e verificar o processo. Além disso, mais tarde , as frações são baseadas em divisão - o que requer o conhecimento da multiplicação”“O conhecimento lógico-matemático segundo Piaget (1978), é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos. Portanto, ela não pode ser ensinada por repetição ou verbalização, a mente não é uma tábula rasa. Piaget ainda afirma que o ensino deveria formar o raciocínio, conduzindo à compreensão e não a memorização, desenvolvendo um espírito criativo e não repetitivo. O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução correta, de acordo com seu nível de desenvolvimento psicogenético, através de trabalhos práticos individuais ou em grupo, de diálogo entre colegas ou com o professor”Termos da Multiplicação
- Os termos da multiplicação chamam-se fatores e o resultado da operação, produto. O 1º fator é também conhecido como multiplicando e o 2º, como multiplicador.
- Multiplicador é aquele que multiplica algum número
e Multiplicando é aquele que é multiplicado
ex: 3x2=6 3=multiplicador, 2= multiplicando e 6= produto - 3 --- multiplicando
x 2 --- multiplicador
____
6 -----produtoTécnicas operatórias da Multiplicação- Usar objetos é uma das formas que se pode utilizar para ensinar a resolver problemas de multiplicação, ex:
- Faça dois grupos de 3 maçãs cada; conte quantas maçãs há em cada grupo (3).
- Veja que são dois grupos de maçãs, portanto 2X3 = 6 .
- Para confirmar é só somar as maçãs ( 1+1+1) + (1+1+1) = 6
Nenhum comentário:
Postar um comentário