19 de out. de 2012

Técnicas operatórias da multiplicação um outro jeito de resolver....


FACULDADE ANHANGUERA – TABOÃO DA SERRA
CURSO DE PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE
PROFESSORA : GENECI



  • Edijane Anhaia Martins

  • Elisabete de Jesus

  • Fabiana Macedo
  • Maria de Lourdes de Medeiros Neta

  • Soraia Pereira Machado
    MULTIPLICAÇÃO

    • Multiplicar é o mesmo que somar, na verdade é um "atalho" para as contas de adição.
    • Exemplo:
    • 4 vezes o 5 = 5 + 5 + 5 +5  = 20
    • 2 vezes 5.4345= 5.4345+ 5.4345 =10.8690
      A IMPORTÂNCIA DA MULTIPLICAÇÃO
      • “Diversos pais e educadores ao longo do país se empenham em fazer com que seus filhos e educandos, memorizarem as tabuadas - uma por uma decorando. Repita. Repita.
      • Mas, está técnica nem sempre é apropriada para o ensino da multiplicação, pois a criança precisa aprender a exercitar o cérebro, não apenas decorar.
      • É importante para cada criança aprender a tabuada de multiplicação para que estejam preparadas para o aprendizado da divisão - onde a multiplicação é usada para explicar e verificar o processo. Além disso, mais tarde , as frações são baseadas em divisão - o que requer o conhecimento da multiplicação”
        “O conhecimento lógico-matemático segundo Piaget (1978), é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também  das ações sobre os objetos. Portanto, ela não pode ser ensinada por repetição ou verbalização, a mente não é uma tábula rasa. Piaget ainda afirma que o ensino deveria formar o raciocínio, conduzindo à compreensão e não a memorização, desenvolvendo um espírito criativo e não repetitivo. O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução correta, de acordo com seu nível de desenvolvimento psicogenético, através de trabalhos práticos individuais ou em grupo, de diálogo entre colegas ou com o professor”

        Termos da Multiplicação
        • Os termos da multiplicação chamam-se fatores e o resultado da operação, produto. O 1º fator é também conhecido como multiplicando e o 2º, como multiplicador.
        • Multiplicador é aquele que multiplica algum número
          e Multiplicando é aquele que é multiplicado 
          ex: 3x2=6 3=multiplicador, 2= multiplicando e 6= produto

        • 3      --- multiplicando
          x 2 --- multiplicador
          ____
          6      -----produto

          Técnicas operatórias da Multiplicação
          • Usar objetos é uma das formas que se pode utilizar para ensinar a resolver problemas de multiplicação, ex:
          • Faça dois grupos de 3 maçãs  cada; conte quantas maçãs  há em cada grupo (3). 
          • Veja que são dois grupos de maçãs, portanto 2X3 = 6 . 
          • Para confirmar é só  somar as maçãs ( 1+1+1) + (1+1+1) = 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário