20 de out. de 2012

Possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção de número.


Pesquisas atuais sobre a Educação Matemática e relatos de professores experientes constitui elementos importantes a serem considerados quando se pensa nos fundamentos da proposta pedagógica. Outros pontos a serem levados em consideração são a realidade contemporânea, os avanços tecnológicos e o papel da escola na formação do cidadão.
        Dessa forma, é fundamental buscar a transmissão dos conteúdos escolares associada ao desenvolvimento do pensamento criativo e crítico.
        O professor tem como objetivo principal propiciar a aprendizagem dos seus alunos. Para que esse objetivo seja alcançado, é importante ter clareza  sobre a sua concepção de aprendizagem.
        O professor deve propor desafios aos alunos para que utilizem seus conhecimentos prévios na busca de soluções. É o professor quem induz o conteúdo novo, as  técnicas novas, as representações e o vocabulário matemático, ou seja, é ele quem orienta o aluno durante o processo de aprendizagem.
        É importante que exista espaço para troca de ideias entre os alunos, afim de possam discutir e analisar 

         Inúmeros estudos pedagógicos enfatizam diferentes formas de ensinar Matemática. As teorias desenvolvidas pelo estudo de Piaget abordam situações primordiais que contribuem para o ensino-aprendizagem de tal disciplina. Piaget procurou diagnosticar as fases de transição de conhecimentos, envolvendo a passagem de um conteúdo mais simples para um conteúdo mais complexo. Essas fases de transição receberam o nome de estágios, os quais se baseavam na capacidade de desenvolvimento do raciocínio lógico. A Matemática é considerada o princípio norteador de todo esse trabalho piagetiano.

        Segundo Piaget, a Matemática é resultado do processo mental da criança em relação ao cotidiano, arquitetado mediante atividades de se pensar o mundo por meio da relação com objetos. Dessa forma, não podemos pensar o ensino da Matemática de acordo com o sistema tradicional de educação, caracterizado pela repetição e verbalização de conteúdos. Piaget considera o método tradicional fracassado, pois o mesmo trata a criança como um ser apático e vago. Suas ideias refletem sobre um ensino formador de um raciocínio lógico matemático que conduz à interpretação e compreensão, em detrimento da memorização.
        Quanto mais foram significativos os conteúdos abordados nas atividades, mais os alunos poderão compreender a Matemática com o cotidiano.
        A aprendizagem extrapola o espaço escolar. O aluno vem para a escola trazendo sua bagagem cotidiana. Cabe a escola formalizar os conceitos matemáticos, sem deixar de considerar a vivência do aluno.
        A resolução de problemas pode ser utilizada para fixar conteúdos formais que já foram aprendidos. O professor o Professor não deve valorizar apenas a resposta dada, mas também a resolução e a exploração dos dados em cada atividade.
        A variedade de exemplos é fundamental para o processo de abstração. Para que essa habilidade seja desenvolvida, preocupe em trabalhar um mesmo conteúdo em vários situações que possam ser comparadas e generalizadas.
        Alguns professores têm procurado elaborar instrumentos para Registrar observações sobre os alunos e intervir quando necessário, no processo da construção do conceito de número.Um exemplo é o ditado de números que  pode parecer um procedimento simples e convencional, mas ele é muito  eficiente para checar as hipóteses. Variando os números ditados, essa situação didática pode ser proposta desde o  1° ano ao 4°.
       O professor pode  propor que os estudantes trabalhem em grupos, sendo um deles destacado como anotador de dúvidas para que nenhuma passe despercebida. No fim do ditado, elas são socializadas. "Pelas dificuldades dos colegas, a turma toda se mobiliza para pensar e debater e, então, todos avançam, desde o que já sabem. Cada um tem de reorganizar os conhecimentos para se expressar, até quem começa a pensar no assunto depois da explicação dos colegas."
       Quando o professor consegue identificar a causa do erro, ele planeja a intervenção adequada para auxiliar o aluno a avaliar o caminho percorrido. Se por outro lado, todos os erros foram tratados da mesma maneira, assinalando-se os erros e explicando-se novamente, poderá ser útil para alguns alunos se explicação for suficiente para algum tipo particular de dúvida, mas é bem provável que outros continuarão sem compreender e sem condições de resolver a situação.

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