O
valor e o papel do cálculo mental nas séries iniciais do Ensino Fundamental, e
a sua importância no contexto educacional da rede municipal do 2º ao 5º ano do
Ensino Fundamental. Buscar compreender tal contexto junto aos professores e também junto às propostas curriculares e
aos cursos de formação. Para tanto, analisamos alguns documentos da rede
municipal, questionários respondidos pelos professores e uma entrevista com uma
formadora da rede.
Consideramos cálculo mental como um conjunto de
procedimentos de cálculo que podem ser analisados e articulados diferentemente
por cada indivíduo para a obtenção mais adequada de resultados exatos ou
aproximados, com ou sem o uso de lápis e papel. Os procedimentos de cálculo
mental se apoiam nas propriedades do sistema de numeração decimal e nas
propriedades das operações, e colocam em ação diferentes tipos de escrita
numérica, assim como diferentes relações entre os números.
O cálculo mental permite maior flexibilidade de
calcular, bem como maior segurança e consciência na realização e confirmação
dos resultados esperados, tornando-se relevante na capacidade de enfrentar
problemas. Tal desenvolvimento de estratégias pessoais para se calcular vai ao encontro
das tendências recentes da psicologia do desenvolvimento cognitivo, que nos
apontam para a importância de uma aprendizagem com significado e do
desenvolvimento da autonomia do aluno. Desse modo, paralelamente, outras
perguntas foram sendo traçadas e surgiu a necessidade de buscarmos perceber
quais as concepções de ensino-aprendizagem que estão por trás das estratégias
de ensino de cálculo mental adotadas na rede.
Portanto, também permeiam pela pesquisa, as
discussões acerca da exploração e resolução de problemas, da relação
professor-saber-aluno e da aprendizagem com compreensão, principalmente as
suscitadas por Piaget, Kamii e Charnay. Percebemos que tanto por parte dos
documentos quanto dos professores há o reconhecimento da importância do cálculo
mental no ensino-aprendizagem de matemática, mas, na prática, é pouco usado em
sala de aula e sua concepção gera diversas interpretações.
Embora o cálculo mental venha recebendo destaque
em diversos programas curriculares e em pesquisas acadêmicas, ainda há
necessidade de se ampliar a discussão tanto em relação ao seu papel na
construção dos conhecimentos matemáticos, quanto às formas ou metodologias
envolvidas no seu desenvolvimento. Assim, esse trabalho procura contribuir para
a reflexão da importância do cálculo mental para a construção dessa autonomia
discente e traçar um olhar sobre o seu valor e papel no campo da educação
matemática.
Um ponto importante a aprendizagem de um
repertório básico de cálculos não se dá pela simples memorização de fatos de
uma operação, mas pela realização de um trabalho que envolve a construção, a
organização e, como consequência, a memorização compreensiva desses fatos.
O
trabalho com cálculo mental habilita para uma maneira de construção do
conhecimento que, ao nosso entender, favorece uma melhor relação do aluno com a
Matemática. O trabalho com cálculo pensado deve ser acompanhado de um aumento
progressivo de cálculo automático.
A
aquisição de destrezas de cálculo mental Promove o desenvolvimento da
compreensão numérica porque encoraja a procura de processos mais fáceis
baseados nas propriedades dos números e das operações. (Abrantes)
Os
procedimentos utilizados podem ser diversos; São flexíveis e adaptam-se de
acordo com os números; São ativos: os alunos escolhem um método consciente ou
inconsciente; Começam frequentemente com o primeiro número; Exigem compreensão;
Dão uma aproximação inicial da resposta porque os dígitos da esquerda são
considerados primeiro.
Analisar
alguns livros didáticos buscando identificar: São propostos problemas? De que
tipo? São apresentadas as técnicas operatórias? Como isso é feito? Há propostas
de atividades que estimulem o cálculo mental? Como elas são?
As
professoras das oficinas de Experiências Matemáticas elaborarem um jogo que
envolva cálculo mental e aplicar com os demais professores.
Bibliografia:
Livro: A Conquista da Matemática; Autor JR, Giovanni
Livro: História da Matemática para uso em sala de aula;
Autor BOYER, Carl b.
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