20 de out. de 2012

Jogos na educação

"Jogar brincando.
O jogo é uma atividade física e mental com regras explícitas e e geralmente visa a alcançar um determinado objetivo.Ele difere da brincadeira que é uma atitude, uma disposição para brincar.Só importa o divertimento.
Nas oficinas, procura-se unir o jogo a brincadeira: jogar brincando,jogar por puro prazer.Pouco importa quem ganhou ou perdeu.Esse é o conceito de jogo pedagógico em que se enfatiza o processo e não só o objetivo final.
O jogo é um meio de abertura,por excelência, que cria a disposição do individuo para experimentar.Ele provoca ação de forma estimulante e divertida.Por isso, é tão utilizado nas atividades com grupos.
Mas não é qualquer jogo que tem lugar garantido nas oficinas .a preferencia recai sobre o jogo dramático,uma vez que serve para rever e avaliar comportamentos,atitudes,sensações e sentimentos de um individuo ou de um grupo,em um contexto lúdico.Essa atividade permite,também,analisar o nível de espontaneidade,criatividade,desempenho de papeis,percepção,comunicação e integração entre os participantes."( Compartilhar Jogos e Vivencias Manual prático de intervenções grupais em educação,saúde,empresas e organizações sociais.DIAS.Cristina J e LOPES Penha F, Editora Expressão e Arte,São Paulo,2008)

Matemática, iniciação do processo ensino-aprendizagem da matemática.

segundo Piaget, a etapa pré- numérica merece especial atenção, devendo iniciar-se no jardim da infância nos primeiros meses do primeiro grau.
A criança desde  pequena,agrupa, descobre iguais,grande e pequeno,atividades que contem seriação e ordem. Isto tem importância transcendental na futura formação da criança e no primeiro período de contato com o objeto.
Elementos lógicos matemáticos.
Definindo oque se entende por conjuntos, pode-se dizer que é um grupo ou coleção de objetos.
o conjunto está bem definido se para todo objeto X se apresentarem só estas duas possibilidades:
X pertence ao conjunto.
X não pertence ao conjunto.
Conjuntos e números.
A criança nasce em um mundo de objetos que aos poucos vai descobrindo, manipulando,conhecendo.
A atividade sobre as coisas, leva-o a encontrar características comuns,origem das primeiras classificações através das quais começa a organizar o universo que o rodeia;mas isto, deverá modificar-se para que através de sucessivas etapas e de um trabalho sistemático,possa alcançar níveis maiores de abstração, podendo entre os seis e sete, abordar o campo da operatividade lógica-matemática.(Manual para o conjunto de jogos de percepção visual,Jovial comércio de Importação e exportação de materiais didáticos LTDA.)



Crianças têm muita dificuldade em “decorar” a tabuada. Uma das maneiras de tornar essa atividade mais prazerosa e menos monótona é utilizar jogos matemáticos como apoio. Um deles é o dedo no gatilho que é adequado para crianças de 8 a 11 anos.

Esse jogo contém: duas cartelas com frente e verso, nelas terão que ter resultados de duas tabuadas a sua escolha. No exemplo iremos colocar o resultado das tabuadas de 3 e 4. 



Número de participante: 2 (um para cada lado da tabela).

Regras do jogo:
• Cada participante escolhe um lado da cartela (frente ou verso)
• Depois de fazer a escolha, o professor propõe uma multiplicação referente à tabela de 3 ou 4. Os jogadores devem apontar o resultado em sua cartela.
• O jogador que apontar primeiro, marca um ponto.
• O jogo continua com o professor propondo outras multiplicações.
• Vence quem obtiver o maior número de pontos.

OBSERVAÇÂO:

• Caso o professor não tenha como construir as cartelas, uma opção é fazê-las no quadro e propor a competição dividindo a turma em dois grupos, cada um deles ficará com um lado da tabela. Cada grupo forma uma fila e conforme o professor for falando uma multiplicação o primeiro de cada fila corre em direção ao quadro e aponta o resultado correto, quem apontar primeiro o resultado correto marca um ponto.
• Não é necessário trabalhar apenas com multiplicação com esses números, o professor pode trabalhar problemas matemáticos como outras operações, como: adição, divisão, subtração, radiciação ou potenciação.
Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola


Boliche 

      Aprender os conceitos matemáticos   pode ser bem simples, basta reunir a turma em grupos e trabalhar com o jogo de boliche.

        A cada rodada os pontos são marcados no quadro ou em folhas .

       No início pode-se contar quantas garrafas caíram e marcar os pontos  e o grupo  que tiver mais vence.

       Com a continuidade pode ser usado o numeral que está em cada garrafa para fazer a contagem de

pontos e representar as quantidades com tampinhas ou outro material concreto.


Blog: http://primeiroencanto.blogspot.com/2011/04/boliche-com-garrafas-de-leite.html#ixzz2BB60MnO3


AMARELINHA





   Os recursos necessários para esse jogo são simples: uma pedrinha ou tampa de garrafa e um diagrama riscado no chão. A amarelinha tradicional é a mais conhecida, mas também há outras variações como amarelinha caracol, rocambole, inglesa, entre outras.
   Essa tradicional brincadeira desenvolve a noção de número, de medida e de geometria. Além disso, é possível trabalhar com as crianças: sequência numérica, reconhecimento de algarismos, comparação de quantidades, avaliação de distância e de força e localização espacial.


blog: http://pedagomatica.blogspot.com.br

Jogos Matemáticos 

on Sábado, 2 de Maio de 2009 Grupo Sugestões de Atividades
Ábaco


Teve origem provavelmente naMesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo comsistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar esubtrair.

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JOGO DO NUNCA 10 (DEZ)
Eu prefiro no ábaco aberto esse que está ai em cima:
Nunca 10
Objetivos:
- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.
Material:
Ábaco de pinos – 1 por aluno
2 dados por grupo
Metodologia:
Os alunos divididos em grupos deverão, cada um na sua vez, pegar os dois dados e jogá-los, conferindo o valor obtido. Este valor deverá ser representado no ábaco. Para representá-lo deverão ser colocadas argolas correspondentes ao valor obtido no primeiro pino da direita para a esquerda (que representa as unidades). Após todos os alunos terem jogado os dados uma vez, deverão jogar os dados novamente, cada um na sua vez.
Quando forem acumuladas 10 argolas (pontos) no pino da unidade, o jogador deve retirar estas 10 argolas e trocá-las por 1 argola que será colocada no pino seguinte, representando 10 unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os jogadores continuam marcando os pontos, colocando argolas no primeiro pino da esquerda para a direita (casa das unidades), até que sejam acumuladas 10 argolas que devem ser trocadas por uma argola que será colocada no pino imediatamente posterior, o pino das dezenas.
Vencerá quem colocar a primeira peça no terceiro pino, que representa as centenas.
Com esta atividade inicial, é possível chamar a atenção dos alunos para o fato do agrupamento dos valores, e que a mesma peça tem valor diferente de acordo com o pino que estiver ocupando.
Possivelmente seja necessário realizar esta atividade mais de uma vez. É importante que os alunos possam registrá-la em seus cadernos, observando as estratégias e os pontos obtidos por cada um dos jogadores, etc.
Contando os objetos
Objetivos:
- Realizar contagens, utilizando a correspondência biunívoca (um a um);
- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.
Material:
objetos
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ábaco de pinos (1 por aluno)
Metodologia:
Poderão ser selecionados na classe objetos (lápis de cor, giz, pedaços coloridos de papel, borrachas, etc.) em quantidades superiores a 10 unidades, ou poderá ser pedido aos alunos que tragam objetos (bolinhas de gude, figurinhas, botões, tampinhas, moedas, etc.) de casa para montar uma "coleção". Os alunos deverão contar esses objetos, a princípio um a um, registrando a quantidade obtida no ábaco (lembrando que não podem deixar mais de 10 argolas num mesmo pino). Posteriormente, os alunos deverão encontrar outras formas de contar a quantidade de objetos que possuem. Pode-se propor ou aceitar contagens de 2 em 2, de 3 em 3, de 4 em 4..., até que os alunos percebam que quando têm quantidades maiores que 10, podem registrá-las diretamente no pino das dezenas.
Operações
Objetivos:
- Compreender e utilizar as técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e reservas;
- Compreender e fazer uso das regras do Sistema de Numeração Decimal;
- Fazer uso de material semi simbólico para registro de cálculos de adição e subtração;

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Este jogo foi tirado do blog: http://sacolaludicadamonoludica.blogspot.com.br/p/jogos.html

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jogos e atividades para imprimir.



















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Mankala

Crianças de todo o mundo adoram jogos de contar, e esse jogo africano chamado Mankala é divertido para todas as idades.

Você vai precisar de:
  • 2 caixas de ovos
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Tinta
  • Pincel
  • Pedras pequenas

Reaproveite as embalagens de ovos para fazer esse jogo africano.
©2007 Publications International, Ltd.
Reaproveite as embalagens de ovos para fazer esse jogo africano.

Como brincar:
Passo 1: peça para as crianças removerem a parte de cima da caixa. Depois, elas devem cortar dois “copinhos” de uma outra caixa e colar com fita adesiva em cada lado da primeira caixa, como no desenho. Esses copinhos extras serão usados como bancos, onde os jogadores irão guardar o que ganharem.

Passo 2: peça para usarem tintas e pincéis para decorar a caixa se quiserem, e espere a tinta secar.

Passo 3: cada copo deve ter quatro pedras, menos os dois extras que são o banco. O primeiro jogador começa pegando as pedras de qualquer copo. Ele deve jogar uma pedra em cada copo, começando no próximo copo e indo em sentido horário.

Passo 4: a seguir, ele pega as pedras do copo onde caiu a última pedra. Ele continua esvaziando os copos e depositando as pedras até que a última pedra caia em um copo vazio. A primeira rodada é a única que termina desse jeito.

Passo 5: o segundo jogador se move na mesma direção, esvazia o copo que escolher e redistribui as pedras. Se a última pedra cair em um copo com três pedras, ele ganha todas as pedras desse copo e coloca-as no seu banco. Mas se alguma pedra, sem ser a última, cair em um copo com três pedras, o primeiro jogador ganha as pedras daquele copo.

Passo 6: as duas pessoas jogam alternadamente até que quatro ou menos pedras sobrem na embalagem. O jogador com o maior número de pedras ganha.
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Padrões com lápis

Ajude as crianças a encontrar os melhores desenhos a partir de padrões com lápis.

Você vai precisar de:
  • 24 lápis sem ponta
  • Área plana
Lápis sem pontas podem se transformar em figuras divertidas.
©2007 Publications International, Ltd.
Lápis sem pontas podem se transformar em figuras divertidas.

Como brincar:
Passo 1: usando 24 lápis sem ponta, as crianças podem experimentar com desenhos e padrões característicos. Quantos arranjos diferentes elas podem conseguir com toas as partes de trás do lápis se tocando? Quantas formas únicas elas conseguem fazer com apenas 12 lápis? Qual o comprimento dos lápis quando você junta um final em outro e em outro? Elas conseguem empilhar os lápis para fazer formas em 3D?

Passo 2: se você não tiver 24 lápis, pode fazer a brincadeira com palitos de dente.

Continue lendo para aprender a fazer 12 mosaicos com apenas cinco quadrados.
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Mosaicos de 5 quadrados

Quantas formas as crianças conseguem montar com cinco quadrados? Faça mosaicos de cinco quadrados e tente ver se eles conseguem criar todas as 12 formas possíveis.

Você vai precisar de:
  • Cartolina
  • Régua
  • Lápis
  • Tesoura
  • Fita adesiva
As crianças conseguem usar 5 quadrados para fazer 12 formas?
©2007 Publications International, Ltd.
As crianças conseguem montar 12 formas com cinco quadrados?

Como brincar:
Passo 1: peça para as crianças medirem e cortarem cinco quadrados de 5 x 5 cm. Coloque os quadrados de modo que todos estejam tocando um ao outro, como na figura acima.

Passo 2: há 12 maneiras diferentes de arranjar os quadrados. Peça para as crianças descobrirem quais são essas maneiras, contornando todas elas em um pedaço de cartolina (contorne toda a figura e também os quadrados, registrando a posição de cada um dentro da figura maior).

Passo 3: Peça para as crianças recortarem todas as 12 figuras diferentes. Oito delas podem ser dobradas e formarem caixas, que podem guardar clipes de papel, botões ou outros objetos pequenos.

Passo 4: eles devem experimentar cada figura para descobrir qual pode ser transformada em caixa. Mostre e marque qual quadrado deve ser o fundo da caixa.

Para outra brincadeira que exige esforço mental, continue lendo para aprender como as crianças podem fazer um quadrado com o menor número possível de palitos de dente.
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Quadrados de palitos

As crianças devem encontrar o menor  número de palitos de dente para formar um quadrado em jogo desafiador .

Você vai precisar de:
  • Palitos de dente
  • Papel
  • Lápis
Quantos palitos de dente você precisa para fazer vários quadrados?
©2007 Publications International, Ltd.
Quantos palitos de dente você precisa para fazer vários quadrados?

Como brincar:
Passo 1: encontre o menor número de palitos de dente que as crianças podem usar para fazer um quadrado.  Essa é fácil: quatro. Mas qual o menor número de palitos de dente eles podem usar para fazer dois quadrados com um mesmo lado? Ou três quadrados com lados conectados? E quatro quadrados?

Passo 2: peça para as crianças fazerem duas colunas no papel. Na primeira coluna elas devem listar o número de quadrados que pretendem fazer com os palitos – com lados conectados. Na segunda coluna elas devem listar o menor número de palitos de dente que elas podem usar para fazer esses quadrados.

Passo 3: agora peça para fazerem os quadrados e anotarem tudo no papel. Depois de construir vários quadrados de palitos de dente, veja se elas conseguem encontrar um padrão entre os números registrados.

Continue lendo para aprender outro jogo com palitos de dente.

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