Noções básicas naturais de Matemática são aprendidas
antes mesmo do ingresso na sala de aula, situações ligadas às formas
geométricas, quantidades, espaço e localização fazem parte dos momentos de
qualquer criança. Parte dessa experiência é aproveitada nas séries iniciais e
posteriormente no ensino fundamental.
Uma boa parte da vida escolar do jovem é centrada na sala de aula, que precisa dispor de todos os requisitos básicos, buscando aproveitar a perspectiva do aluno. O ambiente da sala precisa ser um lugar onde o aluno esteja disposto a pensar os problemas e as diferentes formas de resolução, através da criatividade própria. Nós, professores de Matemática, não podemos deixar que o ensino se torne mecânico.
Uma boa parte da vida escolar do jovem é centrada na sala de aula, que precisa dispor de todos os requisitos básicos, buscando aproveitar a perspectiva do aluno. O ambiente da sala precisa ser um lugar onde o aluno esteja disposto a pensar os problemas e as diferentes formas de resolução, através da criatividade própria. Nós, professores de Matemática, não podemos deixar que o ensino se torne mecânico.
A construção conceitual das operações.
Tipos de situação matemática “ou
situação problema”. Operações matemáticas fundamentais: ações de somar,
subtrair, multiplicar e dividir.
A partir de situações em que devemos
contar, pode-se dar ao aluno a noção de número natural.
Partindo dessa ideia, mostrar a
necessidade de representar a contagem por meios de numerais.
Utilizando exemplos concretos, criados
dentro da própria sala de aula, que leve o aluno a perceber as ideias envolvidas na adição.Usaremos como
exemplo a atividade que o grupo escolheu para ser aplicada para um aluno de 4º
ano.
Exemplos:
-Maria
tem três lápis pretos e dois vermelhos. Reunindo todos no seu estojo, quantos
lápis terá?
-Na
classe havia trinta e dois alunos. Entraram três alunos novos. Quantos alunos
novos há na sala?
Essas atividades práticas prepara o
aluno para o cálculo mental, devendo-se aproveitar todas as situações que
propiciem o seu exercício, não obstante a grande importância de reservar
momentos específicos para sua realização.
O cálculo mental deverá ser realizado
oralmente e cabe ao orientador, apenas estimular o aluno, nunca interferindo na
resolução, pois cada um possui o caminho próprio para obter resultados.
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