20 de out. de 2012

A construção conceitual das operações. Tipos de situação matemática ou" situação-problema. Operações matemáticas fundamentais: ações de somar, subtrair, multiplicar e dividir.


         Noções básicas naturais de Matemática são aprendidas antes mesmo do ingresso na sala de aula, situações ligadas às formas geométricas, quantidades, espaço e localização fazem parte dos momentos de qualquer criança. Parte dessa experiência é aproveitada nas séries iniciais e posteriormente no ensino fundamental.

         Uma boa parte da vida escolar do jovem é centrada na sala de aula, que precisa dispor de todos os requisitos básicos, buscando aproveitar a perspectiva do aluno. O ambiente da sala precisa ser um lugar onde o aluno esteja disposto a pensar os problemas e as diferentes formas de resolução, através da criatividade própria. Nós, professores de Matemática, não podemos deixar que o ensino se torne mecânico.
        A construção conceitual das operações. Tipos de situação matemática  “ou situação problema”. Operações matemáticas fundamentais: ações de somar, subtrair, multiplicar e dividir.
        A partir de situações em que devemos contar, pode-se dar ao aluno a noção de número natural.
        Partindo dessa ideia, mostrar a necessidade de representar a contagem por meios de numerais.
        Utilizando exemplos concretos, criados dentro da própria sala de aula, que leve o aluno a perceber as  ideias envolvidas na adição.Usaremos como exemplo a atividade que o grupo escolheu para ser aplicada para um aluno de 4º ano.
Exemplos:
-Maria tem três lápis pretos e dois vermelhos. Reunindo todos no seu estojo, quantos lápis terá?
-Na classe havia trinta e dois alunos. Entraram três alunos novos. Quantos alunos novos há na sala?
       Essas atividades práticas prepara o aluno para o cálculo mental, devendo-se aproveitar todas as situações que propiciem o seu exercício, não obstante a grande importância de reservar momentos específicos para sua realização.
       O cálculo mental deverá ser realizado oralmente e cabe ao orientador, apenas estimular o aluno, nunca interferindo na resolução, pois cada um possui o caminho próprio para obter resultados.

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